Estilo

5 mandamentos para suas unhas

Postado em 20 de janeiro de 2017

Fazer a unha é um hábito que faz parte da rotina das brasileiras. No entanto, mantê-las bonitas e saudáveis vai além das visitas semanais à manicure, pois depende também dos cuidados em casa e do uso correto de alguns produtos. É preciso prestar atenção em uma série de fatores, como na hora de cortar, a forma que como é lixada, o removedor e base que você usa, além do contato que elas tem com tudo o que colocamos nas mãos. Abaixo você confere 5 mandamentos para suas unhas, sempre pensando em formas para que elas cresçam fortes e não sofram com quebras ou desidratações.

Listamos confere 5 mandamentos para suas unhas, sempre pensando em formas para que elas cresçam fortes e não sofram com quebras ou desidratações.

1. Mantenha as unhas cortadas e lixadas 

Independentemente do formato e tamanho da sua unha, é necessário deixá-las em ordem. É permitido apenas o uso de alicate para unhas ou uma tesoura específica para essa finalidade. Usar os materiais corretos para cortar é essencial para que elas cresçam de maneira saudáveis e não quebrem sem motivo.

2. Cutículas: tirar ou não tirar?

É fato que as cutículas são a proteção natural da unha, mas as brasileiras possuem o hábito de retirá-las toda semana. A alternativa é usar produtos específicos para amolece-las, empurrá-las delicadamente, não tirar quantidades exageradas e procurar sempre a ajuda de uma profissional caso você não tenha prática.

3. Hidrate suas unhas e cutículas 

Existem diversos óleos e ceras disponíveis no Mercado que são específicos para o tratamento das unhas e cutículas. Além de hidratar, eles costumam nutri-las e fortalece-las. Uma boa dica é aplicar antes de dormir, em movimentos circulares e deixar agir durante toda a noite. Se estiver com as unhas pintadas, passe apenas em volta, pois o esmalte interfere na penetração do produto.

4. Escolha os produtos certos para a sua unha 

Existem bases de diversas finalidades e com tratamentos específicos para cada unha. Converse com sua manicure e uma dermatologista para entender as necessidades de sua unha e usar o produto certo. Além disso, evite o uso de acetonas – que são a base de álcool, podem caudar ressecamento e quebra – e aposte em removedores, de preferência sem acetato de etila ou acetato de butilo na composição. E nada de querer tirar o esmalte com os dentes!

5. Tenha uma alimentação saudável e nutritiva

Alguns alimentos são grandes aliados no fortalecimento das unhas, como os ricos em aminoácidos e vitaminas A, B e E, além de grãos como soja, feijão, grão de bico e aveia.

 

Confira também nossa lista de itens de um kit básico para unhas!

 

Imagens: Vogue Taiwan / Janeiro 2017  via Fashion Gone Rogue