Topo
6 ago

Cabelos Brancos e Alimentação

Seus cabelos estão ficando brancos rapidamente? Entenda como a alimentação desequilibrada pode estar prejudicando.

Seus cabelos estão ficando brancos rapidamente? Entenda como a alimentação desequilibrada pode estar agravando.

Se você tem o costume de consumir no dia a dia, açúcares ou carboidratos refinados, e a ingestão dos micronutrientes por parte da alimentação anda baixa, isso refletirá na sua aparência de forma impressionante. O excesso de açúcar favorece o envelhecimento celular! E o que isto tem a ver com os cabelos brancos?

As molécula de açúcar proveniente da quebra dos carboidratos, são facilmente metabolizadas pelo organismo. Quanto maior consumo, maior o processo de respiração celular, e também maior a produção de EROs (Espécies reativas de oxigênio). Nessa respiração pode dar origem ao radical superóxido (O2•-), peróxido de hidrogênio (H2O2) e ao radical hidroxil (OH•), todos, moléculas extremamente reativas.

Quanto mais radical livre for produzido, junto da ausência de substratos para neutralizar, maior a lesão de tecidos, inclusive, perda da pigmentação do cabelo.  Um dos micronutrientes envolvidos na pigmentação é o zinco,  porém muito recrutado no processo de stress oxidativo.

Lembrando que o principal cuidado não é só deixar de consumir o açúcar simples presente em doces, mas também o excesso de carboidratos refinados como arroz branco, massas, pães (todos), bolos, cereal de milho e biscoitos/bolachas refinados em geral.

Outra enzima bastante recrutada na eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo (como as ERO e os radicais livres), é a glutationa. Ela tem ação direta sobre diversos tipos deles. Esse tripeptídeo é composto de glutamato, glicina e cisteína. Aminoácidos importantíssimo para a estrutura do fio. Sendo que a administração de quantidades adequadas de cisteína na dieta pode ajudar a dar suporte à produção de glutationa e às defesas antioxidantes.

Resumindo, evite o consumo de excessivo de alimentos que aumentem ainda mais seu stress oxidativo e envelhecimento. Busque um nutricionista funcional para garantir uma alimentação mais antiiflamatória, protetora e alcalinizante.

Seus cabelos estão ficando brancos rapidamente? Entenda como a alimentação desequilibrada pode estar prejudicando.

Dicas nutricionais que vão influenciar na saúde dos seus cabelos 
Por Fernanda Paulucci • @fepauluccinutri • Nutricionista clínica e esportiva funcional da Clínica de Medicina Personalizada, localizada na Vila Nova Conceição. Sócia proprietária do Restaurante Orgânico Nattú, no Itaim Bibi.

www.fernandapaulucci.com

Foto: Miranda Kerr para Royal Albert

(Visited 668 times, 3 visits today)
Redação
Nenhum Comentário

Leave a reply