Topo
4 jul

Celulite é mesmo um desafio

A beleza de dentro para fora Por Dra. Sheila Mustafá

Celulite é mesmo um desafio
Como exterminar de vez com esse fantasma com a ajuda da alimentação e suplementação.

A celulite se tornou um desafio que afeta mais de 90% das mulheres principalmente após a puberdade e acomete especialmente a região glútea, coxas ou braços. E porque falamos em desafio? Porque apesar de existirem milhões de tratamentos, se não for feita uma identificação e classificação corretas nunca chegaremos a real solução do problema.

Segundo a nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e esteticista Sheila Mustafá, que palestrou recentemente sobre o tema no Congresso de Nutrição e Estética, para cada tipo e grau de celulite, existe um tratamento, seja ele dermatológico, estético ou nutricional e que hoje em dia poucos profissionais conseguem ter esse olhar tão diferenciado sobre o assunto.

Ainda segundo Sheila a anamnese para ser bem feita precisa ter uma palpação, fazer teste de cacifo, pegar medidas, avaliar se é realmente um quadro de lipodistrofia ginóide, de que tipo e onde ela está localizada.

Dentre as principais causas da celulite é possível citar alterações hormonais e enzimáticas, hereditariedade, comprometimento vascular e a genética da mulher.

Existem também fatores como idade, obesidade, distúrbios circulatórios, estresse, fumo, diabetes, maus hábitos alimentares, disfunção hepática e dificuldade de reabsorção linfática. O tratamento para esse distúrbio estético deverá abordar todos os aspectos, assim como descobrir as causas da retenção de líquido (edema), proteger e fortalecer o sistema linfático e favorecer a desintoxicação celular por meio de uma dieta individualizada e suplementos específicos.

A mudança de hábitos alimentares na adolescência, principalmente após a menarca vai garantir que a mulher na fase adulta tenha um número menor de celulite.

Hoje já se sabe que dietas com uma porcentagem maior de proteínas tem um resultado mais eficiente no tratamento da celulite. Junta-se à uma dieta anti-inflamatória, com baixo índice glicêmico e maior ingestão de água e os resultados de qualquer tratamento será mais rápido.

Alguns nutrientes se sobressaem na terapia nutricional para celulite, destacam-se: ácidos graxos essenciais (principalmente o ômega 3); vitaminas (complexo B, A, C, E, D); minerais (magnésio, zinco, boro, manganês, molibdênio, selênio, cromo); aminoácidos; colágeno hidrolisado; silício orgânico; boro (vegetais folhosos escuros, algas, rabanete e frutos do mar); vitamina C (importante cofator na síntese de colágeno, garante melhora na textura da pele e hidratação, minimizando aspecto da celulite) seja por meio dos alimentos ou suplementos.

Ácido Elágico (Romã)

O extrato de romã apresenta efeito protetor contra a lesão celular induzida pelo envelhecimento e protege a formação de colágeno humano. Proporciona reparação e regeneração da epiderme, sendo indicado para terapia antienvelhecimento e celulite, minimiza o inchaço e o processo inflamatório celular.  Pode ser indicado na forma de chás em infusão, no consumo das sementes e na forma oral a partir de extrato seco.

Silício

O silício é dos principais componentes para manter a estrutura do colágeno, pois aumenta a expressão da atividade da enzima prolina hidroxilase, responsável pela formação do colágeno.  Neutraliza radicais livres prevenindo as reações de glicação. Mantém água ligada ao ácido hialurônico e às proteoglicanas, sendo responsáveis pela hidratação da pele.  O silício da dieta é pouco absorvido pela baixa biodisponibilidade, nesse caso é fundamental e necessária à suplementação.

Resveratrol

O princípio bioativo muito estudado nos últimos anos pela alta capacidade antioxidante e propriedade anti-inflamatória participa ativamente como protetor para flexibilidade dos vasos sanguíneos. Uma fonte de resveratrol muito estudada atualmente é a uva, tanto na forma de alimento quanto na forma de suplemento. A fruta colabora positivamente no fortalecimento dos capilares sanguíneos e todo sistema circulatório e possui efeito benéfico reduzindo edemas e restaurando os vasos.

Frutas Roxas: mirtilo, blueberry, framboesa, amora, que tem muito antocianina, e substâncias que agem como antioxidantes contra os radicais livres e também no sistema circulatório.

Tudo que estiver relacionado com sistemas de desintoxicação seja no intestino ou no fígado como gengibre, brócolis, chá verde, própolis, aveia e pimenta vermelha são essenciais no tratamento da celulite.

Já para reduzir a retenção de líquidos, os alimentos recomendados são hortelã, frutas cítricas, cebola e maçã, pois possuem a quercetina age na redução da permeabilidade dos capilares e para aumentar a GLUTATIONA hepática, desintoxicante e que no tratamento de celulite é usada através da suplementação e de alimentos.

Um alimento mágico contra a celulite é a framboesa ela aumenta a adiponectina substancia que o nosso corpo produz como proteção para formação de gordura abdominal.

É importante ressaltar que, além de toda avaliação clínica, será a individualidade bioquímica de cada paciente que irá determinar a melhor conduta nutricional e escolha do alimento ou do princípio ativo correto e mais eficaz.  A nutrição faz a integração entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações que possam existir entre a bioquímica, fisiologia e os nutrientes, o que possibilita um trabalho coeso e garantido nas terapias estéticas atuais.Uma dieta adequada e específica para cada quadro de celulite e a necessidade da suplementação será fundamental na maior parte dos tratamentos.

josephine skriver porter magazine

Sheila Mustafá

Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE). Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Esteticista Facial e Corporal (SENAC). Participou como colaboradora em diversos livros na área de estética e nutrição. Proprietária da clínica Sheila Mustafá Nutrição e Estética na Vila Nova Conceição há 16 anos. www.sheilamustafa.com.br

Foto: Josephine Skriver para Porter Magazine

(Visited 158 times, 1 visits today)
Redação
Nenhum Comentário

Leave a reply