Topo
8 ago

Dica do Pro • Contra a calvície masculina

A queda dos cabelos é um assunto polêmico e delicado, conhecida e temida principalmente entre os homens. Conheça tratamentos contra a calvície masculina.

A queda dos cabelos é um assunto polêmico e delicado, que é envolvido de mitos, tabus e falta de informação. Conhecida e temida principalmente entre os homens (apesar de não ser um problema só deles e também afetar os cabelos femininos), a Alopecia Androgenética, chamada popularmente de calvície masculina, é variável em cada caso e os primeiros sinais podem surgir ainda na juventude.

Nos últimos anos, Marcos Proença vem pesquisando sobre o assunto e as opções de tratamento que surgem no mercado, sempre com o auxilio de seu médico de confiança. Por isso, antes de abordarmos o tema, é preciso ressaltar que desde o começo de qualquer tratamento, o mais importante é ter uma indicação e prescrição médica e manter o acompanhamento. Isso vale também para as vertentes alternativas e naturais.

Entre as principais causas da queda dos cabelos estão:

• O estresse: a relação começa quando o tecido nervoso inicia a liberação de substâncias químicas com potencial de enfraquecer os folículos pilosos;

• Má alimentação: a desnutrição é um dos piores vilões para os cabelos saudáveis. É essencial manter uma dieta equilibrada e rica em aminoácidos, vitaminais e minerais, já que uma alimentação inadequada levará ao enfraquecimento dos bulbos capilares e, consequentemente, à queda capilar;

• Predisposição genética: a calvície pode ser ocasionada por herança materna ou paterna, quando um dos dois apresenta o hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo, uma espécie de sebo que acumula no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona a má nutrição da raiz do cabelo;

• Por infecção: É a inflamação por bactérias que atingem os folículos pilosos, destruindo-os e ocasionando o desequilíbrio no crescimento dos fios. Elas podem estar presentes em tesouras ou lâminas.

A dica do Pro juntamente com o seu médico são alguns tratamentos que vale ficar de olho, pesquisar e procurar saber com seu médico se é o seu caso. Tome cuidado, pois hoje existem muitos produtos disponíveis no mercado, como shampoos e loções específicos com medicações contra a calvície e sugeridos como tratamento em um primeiro momento. Mas antes de começar a utilizá-los, procure seu médico dermatologista/tricologista e converse com ele à respeito.

Os tratamentos

Na lista dos novos tratamentos sugeridos estão:

• Qilib Galderma Homem: Uma solução tópica com formulação para o combate à queda do cabelo. Funciona como reequilíbrio do ciclo de crescimento capilar, proporcionando um cabelo mais espesso, forte e com aparência saudável. A loção deve ser aplicada direto no couro cabeludo, massageando com um pente ou com os dedos, agindo por 30 minutos. Para ser usado de dia e a noite.

Theradome Laser: um capacete de uso caseiro –  o primeiro equipamento deste tipo a ter o reconhecimento da FDA (Food and Drug Administration) órgão regulamentador de produtos e serviços relacionados a alimentação e saúde nos Estados Unido. A tecnologia aplicada é o Light Laser Therapy (LLT), um laser frio, ou seja, que não libera nenhum tipo de calor desconfortável, e trabalha aumentando a circulação sanguínea e preparando o organismo da região para a produção de novos fios.  A empresa promete 200% mais espessura, volume e densidade dos fios em seis semanas, se usado 20 minutos diários, duas vezes por semana. Segundo o fabricante, você pode usar o capacete enquanto responde e-mails, assiste a um filme ou jogo de futebol, lê as notícias do dia ou um livro.

• A Pfizer, empresa farmacêutica americana, comprou a patente do “Xeljanz”, com Citrato de Tofacitinibe, para aprimorar os estudos do seu uso para a cura da calvície. O remédio é indicado para o tratamento de artrite reumatoide, mas os testes em um estudante de 25 anos, totalmente calvo, sugerem que ele age na Apolipoproteina D2 e promoveu o nascimento de novos fios de cabelo. Ainda não há comprovações mais específicas de outros casos solucionados, mas vale ficar de olho!

Laser Fraxel: um procedimento moderno e um dos tratamentos mais reconhecidos. Estimula o crescimento dos fios e evita a queda. O laser fracionado, não ablativo, provoca uma alteração no ciclo capilar, fazendo células que estavam na fase inativa, passarem para fase de crescimento ativo com aumento substancial capilar. São necessárias, em média, seis sessões em intervalos de 15 dias.

Robô Artas®: para implante capilar. Permite que os médicos transplantem o cabelo sem cicatrizes, utilizando uma tecnologia avançada que colhe seletivamente o cabelo diretamente do couro cabeludo. O braço robótico associado a imagens de alta resolução do sistema ARTAS® colhe unidades foliculares para transplante com precisão microscópica. O resultado prometido é um cabelo cheio de fios, com aparência natural. A recuperação, segundo os especialistas, é rápida e fácil, com os pacientes geralmente retornando às suas atividades normais dentro de um ou dois dias.

A queda dos cabelos é um assunto polêmico e delicado, conhecida e temida principalmente entre os homens. Conheça tratamentos contra a calvície masculina.

Foto olle svensson via Flickr

(Visited 147 times, 1 visits today)
Beatriz Arvatti
Nenhum Comentário

Leave a reply