Topo
10 jun

Entenda como os padrões de beleza mudaram ao longo da história da arte da humanidade

Uma matéria publicada no dia 27 de maio no site “Arte que acontece aborda uma temática polêmica e histórica: os padrões de beleza ao longo da história da arte da humanidade.

O texto enfatiza o padrão de beleza feminino de acordo com o contexto histórico de cada época, desde o período da Grécia antiga na descoberta da proporção áurea até os dias atuais do qual ela ainda se aplica.

Ao longo da leitura, pode-se notar como o corpo da mulher serviu de matéria prima para criação de obras feitas por homens, como o costureiro Charles Frederick Worth que inventou a alta costura e, com ela, impôs uma silhueta cruel à mulher no período cultural Belle Époque na Europa. Algumas dessas mulheres tinham a cintura do mesmo calibre do pescoço e as que não conseguiam serravam a própria costela, segundo o texto.

A moda era o que ditava os comportamentos e os padrões estéticos, em outras palavras, uma escravidão velada em troca da beleza. Atualmente essa tendência existe, mas vem perdendo força graças a conscientização das pessoas a favor da liberdade de expressão e dos padrões.

O nosso expert Marcos Proença explica a relativização da estética e a criação de códigos visuais para inserção em determinados grupos sociais, confira a pauta completa.

Escrito por: Andrielly Viana

 

 

(Visited 131 times, 1 visits today)
Marcos Proença
Nenhum Comentário

Leave a reply