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25 mar

Especial saúde para as mulheres!

A dra Sheila Mustafá comenta sobre a saúde das mulheres, física e mental.

Ter saúde é unir a saúde física e mental. Na fase da menopausa, muitas alterações aparecem piorando sintomas que vinham aparecendo há muito tempo. O alerta está para as mulheres que se encontram entre 35 e 45 anos, essa é a fase que estamos no auge das preocupações com família e trabalho, mas também o momento correto para se cuidar.

As alterações e sintomas já na menopausa são muitos: aumentando colesterol com queda de HDL (o bonzinho da história), ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade, acúmulo de gordura no tronco, abdome e costas, pele seca, aparecimento de rugas e linhas, manchas no braço e mãos, hipotonia corporal, pele sem viço.

Concorda que essas alterações estéticas e bioquímicas não aparecem somente na menopausa? No período chamado climatério elas pioram. Por isso a prevenção é o caminho. Não podemos retomar a atuação do estrógeno como antes da última menstruação (menopausa), o que temos é que melhorar a capacidade do corpo de agir corretamente nesses sintomas. Melhorar a capacidade do intestino de absorver e distribuir, de ajudar o sistema imunológico, modular as questões neurológicas com planos de dieta para ansiedade, para produzir mais serotonina, para queimar gordura acumulada e fortalecer a pele. A falta do estrógeno faz com que a pele fique mais fina, produza menos ácido hialurônico, diminua em 30% a produção do colágeno já nos primeiros 5 anos e depois entra num declínio de 2% ao ano. Triste, mas é a realidade que todas nós mulheres vamos passar e graças a Deus.

Podemos nos preparar e levar esse momento não como um marco, mas como a continuação vista de outra forma. Sem conformismos, apenas para trazer leveza num assunto tão importante e sério.

A nutrição pode acrescentar muito hoje temos os fitoterápicos que nos auxiliam em varias questões hormonais, alimentos que “modulam” muitas questões neurológicas como a excessiva ansiedade e na produção de serotonina, na suplementação de nutrientes e fitoquímicos e planos de dieta individualizados para cada questão e situação.

Hidratar a pele torna-se fundamental nessa fase. Podemos consumir mais ômegas, zinco, magnésio, tomar colágeno e aplicar na pele ácido hialurônico, filtro solar, fazer em consultório aplicações de revitalização e aumentar a captação de água na pele com uso dos cosméticos e máquinas.

Usar um sabonete líquido adequado, procurar esteticista e o dermatologista para indicar a melhor terapia. Fazer massagem que tonifique a pele como a miototerapia e a ginástica facial. Usar na pele óleo de semente de uva, excelente resultado. São muitas as alternativas, mas procure ajuda. Somente um profissional poderá alertar e direcionar para o melhor caminho. Faça a união da alimentação com as terapias estéticas e me conte suas experiências.

 

A beleza de dentro para fora Por Dra. Sheila Mustafá

Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE). Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Esteticista Facial e Corporal (SENAC). Participou como colaboradora em diversos livros na área de estética e nutrição. Proprietária da clínica Sheila Mustafá Nutrição e Estética na Vila Nova Conceição há 21 anos. www.sheilamustafa.com.br

 

Imagem: Irina Shayk para Intimissimi via Fashion Gone Rogue,

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Marcos Proença
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