Topo
19 nov

Estética e Nutrição • Dermatite Seborreica e alimentação

Entenda sobre dermatite seborreica e a influência da alimentação com a Dra Sheila Mustafá em sua coluna Estética e Nutrição.

A pele é parte importante do sistema imunológico, que age como barreira primaria entre microorganismos e o corpo. Quando a barreira cutânea sofre alguma alteração seja por fatores externos ou internos é comum o aparecimento de inflamações. Vários tipos de dermatites são comuns, dentre elas a dermatite seborreica.

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa geralmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, couro cabeludo, orelhas, áreas com maior numero de glândulas sebáceas, podendo ainda atingir o tórax, virilha, axilas, região mamária e até nádegas. A presença do fungo Malassezia sp., leva a uma piora da irritação na pele, sendo ele o grande agente causador do processo inflamatório.

Os sintomas são: escamas brancas e amareladas em forma de placas geralmente oleosas, oleosidade excessiva nas regiões acometidas, coceira e ardência. É uma doença inflamatória crônica, não contagiosa e recorrente. Sua causa ainda é desconhecida, porém sabe-se que pode ter origem genética ou ser desencadeada por fatores externos como: alergias, situações de fadiga e estresse, baixas temperaturas, ingestão excessiva de álcool. O sexo masculino, diabéticos, obesos e alcoólatras estão entre os grupos de maiores predisponentes da doença.

Em relação às alergias, vale ressaltar que hoje muitos alimentos podem desencadear alergias tardias. Isso significa que para algumas pessoas um alimento consumido diariamente, mesmo saudável, pode ser gatilho para o sistema imunológico desencadear o processo alérgico e piorar a inflamação da pele, independente de ter dermatite ou não.

Não existe um alimento diretamente relacionado com o aparecimento da doença, porém já se sabe que uma dieta anti-inflamatória melhora o processo inflamatório da pele. Cuidar do sistema imunológico, evitando alimentos potencialmente desencadeadores de inflamação celular melhora a resposta imunológica intestinal, favorecendo a recuperação e diminuindo as reincidências da doença.

Açafrão da terra e gengibre são excelentes alimentos anti-inflamatórios que podem ser incluídos na dieta, mas para o tratamento é decidido a dose e frequência de consumo junto ao nutricionista que irá elaborar o plano de dieta de acordo com a individualidade bioquímica do paciente. Vale ressaltar que diversas outras condutas serão fundamentais para o sucesso.

Um estudo cientifico publicado em 2016 avaliou o uso do extrato do chá de Kombucha e sua potencial ação antifúngica contra as espécies de Malassezia. Concluiu-se que o extrato pode ser uma opção de medicamento complementar para o tratamento das infecções causadas por Malassezia. O chá de kombucha possui muitos compostos benéficos dentre eles polifenóis, vitaminas, aminoácidos, ácido láctico e outros.

Nutrientes antiinflamatórios como: ácidos graxos (ômega 3,7,9), vitamina E, vitamina A, vitamina C, Zinco, glutationa (encontrada no espinafre, aspargos, abacate, quiabo, Cúrcuma). Outro fator importante é manter a hidratação da pele tanto com cosmético adequado como por meio de uma alimentação personalizada para melhorar a capacidade de reter água na pele e se necessário algum suplemento para melhorar a hidratação da barreira cutânea.

Para tratar a dermatite seborreica é importante o uso combinado de medicamentos prescritos pelo dermatologista, manutenção do estresse e também uma mudança de hábitos alimentares com a orientação do nutricionista.

Entenda sobre dermatite seborreica e a influência da alimentação com a Dra Sheila Mustafá em sua coluna Estética e Nutrição.

A beleza de dentro para fora Por Dra. Sheila Mustafá

Dra Sheila Mustafá Nutricionista e Esteticista – Consultora do programa Ana Maria Braga TV Globo – Quadro desafio Mais Você. Proprietária da Clinica Sheila Mustafá Nutrição e estética Vila Nova Conceição SP. www.sheilamustafa.com.br

 

Imagens: Felicity Jones on S Magazine Winter 2019 via Fashion Gone Rogue 

(Visited 108 times, 1 visits today)
Marcos Proença
Nenhum Comentário

Leave a reply