Topo
4 set

Festival de Veneza tem a maior participação de mulheres de toda a história

Um dos mais antigos do mundo, o Festival de cinema de Veneza começou nesta última quarta-feira dia (02) e reuniu diretoras e celebridades de mostras europeias, uma vez que o Festival de Cannes e Berlim foram cancelados devido à pandemia e pelo bloqueio das fronteiras.

Nos destaques: A célebre presença de 8 filmes dirigidos por MULHERES entre os 18 escolhidos para concorrer ao Leão de Ouro, prêmio máximo do evento. O número representa menos que 50 %, ainda assim, é quase o dobro comparado às edições anteriores.

A disparidade de gênero no cinema ainda está profundamente enraizada no meio. Uma pesquisa feita na França, identificou que a média de orçamento das obras de ficção era 36% menor quando a diretora era mulher, em um cenário que apenas 23% dos filmes eram dirigidos por mulheres.

Em janeiro, o Festival de Gotemburgo na Suécia, estimulou uma forte repercussão ao fazer uma seleção paritária de filmes, com metade dirigida por homens e a outra metade por mulheres a fim de levar igualdade de gênero para indústria cinematográfica.

O Jurí atual do Festival de Veneza é composto por 4 mulheres e 3 homens sendo elas as atrizes Cate Blanchett e Ludivine Sagnier (França) e diretores como Christian Petzold (Alemanha), Cristi Puiu (Romênia), Joanna Hogg (Reino Unido) e Veronika Franz (Áustria), além do escritor Nicola Lagioia (Itália).

 

Fonte: Folha de São Paulo

(Visited 42 times, 1 visits today)
Marcos Proença
Nenhum Comentário

Leave a reply