Topo
7 mar

Mulheres importantes para a beleza • Madam CJ Walker

Madam CJ Walker é uma dessas mulheres que a história inspira livros e filmes. Ela é considerada a primeira mulher americana a se tornar milionária por mérito próprio. Mais uma self made woman para inspirar!

Primeira filha nascida livre de um casal de escravos, do trabalho nos campos de algodão, ela foi seguindo outros caminhos até que próximo aos  30 anos criou seu próprio negócio. Sarah Breedlove, seu nome verdadeiro, tem muitos detalhes interessantes na biografia. Um ponto importante é que ela se tornou discípula de outra empresária pioneira e negra do ramo da beleza, Annie Malone.

Madam CJ Walker buscou tratamentos caseiros para a queda de cabelo, que na época era um problema comum em mulheres. A luz elétrica e a água encanada não eram benefícios encontrados na maioria das casas americanas e as mulheres costumavam ficar cerca de uma semana com seus penteados. Um cenário perfeito para irritações e doenças no couro cabeludo.

Depois de criar seus primeiros produtos com enxofre na fórmula, um shampoo e uma pomada para tratar e estimular o crescimento dos fios e dar os nomes de “Madam Walker’s Wonderful Hair Grower” e “Madam Walker’s Vegetable Shampoo“, ela desenvolveu um sistema de vendas porta a porta e de treinamento baseado em um conceito de transmissão de informação para as clientes através de suas “hair culturists”. Seus produtos estão na lista dos primeiros desenvolvidos para as mulheres negras e junto com os desenvolvidos por Annie Malone foram um marco na indústria de cosméticos.

Expandiu seus negócios por todo o país, apostou no serviço de entrega postal e depois de viajar por vários estados treinando suas consultoras de beleza, estabeleceu uma fábrica em Indianapolis em 1910 e expandiu para outros países como Jamaica, Cuba, Costa Rica, Panamá e Haiti. Seu negócio empregava milhares de funcionários e foi na época a maior empresa de propriedade de um afro-americano dos Estados Unidos.

Além de sua importância na história da beleza, e principalmente além dos padrões europeus, ela foi uma grande filantropista colaborando com orfanatos, escolas de formação e asilos que atendessem aos afro descendentes, com grandes projetos culturais e educacionais, ficou conhecida também pelo seu comprometimento com causas políticas e sociais e o engajamento de seus funcionários.

Mais fatos e detalhes de sua história podem ser encontrados no site www.madamcjwalker.com criado e mantido por sua tataraneta.

“I got my start by giving myself a start”

MadamCJWalker

Relembre outras duas grandes mulheres da história da Beleza:

Mulheres importantes para a beleza • Helena Rubinstein

Mulheres importantes para a beleza • Madame Martin

Pesquisa: Alline Valverde / Imagens: Reprodução

(Visited 30.633 times, 1 visits today)
Redação

Leave a reply