Topo
27 out

Você sabe qual é a função do primer na maquiagem?

Quem entende de maquiagem sabe o que é o primer e o quão fundamental ele é para criar um make perfeito.

Depois de estourar entre maquiadores profissionais, há cerca de cinco anos, o primer começa a ganhar não só a nécessaire das mulheres comuns, como também as prateleiras de marcas de cosméticos como Avon, O Boticário e Natura.

Conhecido como pré-maquiagem, sua função é preparar a pele para receber a base, o pó, o blush e a sombra.

Além de permitir a melhor fixação desses produtos, ampliando a sua duração, ele ainda hidrata e disfarça imperfeições do rosto.

Segundo Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, não à toa o produto é essencial para quem busca um acabamento digno de profissional.

– O primer uniformiza a pele e preenche os poros mais largos, reduzindo as linhas de expressão. Isso dá uma boa diferença.

Fernando Torquatto, maquiador de atrizes globais e consultor da nova linha de maquiagens de O Boticário, ensina que o primer pode ser usado para ativar as cores do make, criar um efeito antienvelhecimento (suavizando vincos e rugas) e retardar o aspecto de oleosidade da pele.

– O primer, hoje em dia, é um complemento da maquiagem moderna. Ele cria uma película e prepara a região. O dos olhos, por exemplo, ativa as cores da sombra, criando efeitos diferenciados.

Para quem não sabe, existem primers para regiões específicas do rosto, como a boca e os olhos. Nestes casos, a principal utilidade é prolongar o efeito dos batons e das sombras, além de hidratar os lábios e disfarçar as olheiras.

O modo de usar é simples. Antes de começar a se maquiar, deve-se passar uma leve camada do produto no rosto, espalhando-o bem sobre a pele, de maneira homogênea. De acordo com Vanessa, para criar um efeito ainda mais perfeito, pode-se usar um pincel.

– O ideal é usar pincéis de base mesmo. Eles são essenciais para quem pretende dar um acabamento profissional à maquiagem.

A especialista diz ainda que o primer, assim como os outros produtos, pode ser usado diariamente.

– A única recomendação, claro, é não dormir com ele. É preciso limpar bem e tirar tudo, porque isso [dormir de maquiagem] faz muito mal à pele.

Vale lembrar que, embora os primers de qualidade tenham em sua composição fatores de proteção e substâncias como vitaminas e ácido hialurônico, eles não devem substituir o uso de protetores solares e hidratantes. A tríade “limpar, proteger e hidratar”, fundamental para ter a pele saudável, continua valendo (com ou sem primer!).

via R7.

(Visited 544 times, 4 visits today)
Equipe do Pro
1Comentário
  • Raquel

    Tenho olheira bastante marcadas, então estava pensando em experimentar um primer para amenizar as marcas. Seria mais adequado um primer para a face ou para os olhos?

    17 de maio de 2011 at 11:08 Responder

Leave a reply