Instagram

https://www.instagram.com/marcosproencacabeleireiros/
Topo
8 jun

Hidratação da pele • Saiba mais sobre hidratantes e sua importância

Quando se fala de hidratação da pele, todos, de alguma forma, já ouvimos falar de sua necessidade, mas sabemos pouco sobre a sua real importância.

Primeiro é importante ressaltar que a pele, além de ser o primeiro órgão de defesa do nosso corpo contra as adversidades do meio externo, possui papel importante na contribuição para a manutenção da homeostase do organismo. Porém essas atividades somente serão desempenhadas de forma adequadas se o mesmo estiver em condições normais e plenas de funcionamento e cuidado.

Para que a nossa pele esteja em um estado adequado de funcionamento, dois processos básicos agem em conjunto, a limpeza e a hidratação cutânea. A limpeza contribui para a remoção de resíduos externos, secreções cutâneas naturais e microrganismos. A hidratação, por sua vez, tem o papel de manter o conteúdo de água na epiderme e manter a barreira epidérmica em perfeito estado.

Os hidratantes possuem a função de restaurar a hidratação da barreira epidérmica, contém lipídios e ingredientes com propriedades umectantes, emolientes ou oclusivas.

Umectantes são aqueles com propriedades de atrair, absorver e reter moléculas de água a partir da derme para o estrato córneo (última camada da pele), porém eles podem fazer com que essa água seja perdida para o ambiente, não tendo assim um poder de hidratação muito alto. Como agentes umectantes nas formulações o mais utilizado é o glicerol e a ureia.

Oclusivos são aqueles que formam uma barreira na pele evitando que a perda da água transepidérmica (PATE), os ingredientes são oleosos, sendo os mais utilizados os óleos minerais e a lanolina. Porém deve se ter atenção, pois produtos oclusivos não fornecem hidratação a pele, então pode agravar o caso de peles que já se encontram desidratadas.

Emolientes tem a função de preencher as fendas entre os corneócitos (células da pele) descamantes, são eles que dão à pele a aparência de textura mais macia elástica e suave. Fornece além da hidratação uma reparação da barreira cutânea, sendo os ingredientes utilizados os lipídios e os óleos vegetais.

Em geral os hidratantes possuem a combinação de um emoliente, um umectante e um oclusivo em suas formulações. Encontrados na forma de loções, cremes, géis,manteigas e óleos. A seleção do hidratante ideal depende do tipo de pele, do veículo e das necessidades do cliente.

A hidratação deve ser realizada todos os dias em casa, sempre observando qual o tipo adequado para atender a necessidade da pele em um determinado período, que pode variar conforme o estado cutâneo, para isso é necessário à consulta regular a um dermatologista ou esteticista para avaliação.

Clinicas de estética realizam hidratações profissionais, sendo mais completas e profundas, potencializando o tratamento realizado em casa, recuperando a pele, prevenindo de agressões externa e o envelhecimento cutâneo.

A hidratação da pele é essencial, porém não deve esquecer que a hidratação de dentro para fora garantirá o aspecto jovem da pele.

Use óleo de linhaça, borragem, chia, frutas roxas como- mirtilo, framboesa, amora, abacate, semente girassol, semente de gergelim, nabo, espinafre, clorofila orgânica, óleo de macadâmia.

Receita de manteiga funcional: Coloque numa forma de gelo óleo de oliva extra virgem e óleo de macadâmia e adicione ervas e especiarias (açafrão da terra, manjericão, orégano, cardamomo triturado, alecrim etc) misture tudo e leve para congelar por aproximadamente 4 a 5 horas. Desenforme e consuma com pães e torradas.

Quando se fala de hidratação da pele, todos, de alguma forma, já ouvimos falar de sua necessidade, mas sabemos pouco sobre a sua real importância.

A beleza de dentro para fora 

Por Dra. Sheila Mustafá

Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE). Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Esteticista Facial e Corporal (SENAC). Participou como colaboradora em diversos livros na área de estética e nutrição. Proprietária da clínica Sheila Mustafá Nutrição e Estética na Vila Nova Conceição há 16 anos. www.sheilamustafa.com.br

E Fabiana Rodriguero Tominaga Esteticista.

Imagens: Sara Sampaio para Vogue Turquia / Junho 2017 via Fashion Gone Rogue.

(Visited 2.969 times, 1 visits today)
Beatriz Arvatti
Nenhum Comentário

Leave a reply