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Marcos Proença

Um dos mais renomados e hypados profissionais do mercado. Suas criações de cabelo, de cores e cortes são vistas nas capas da Elle, Marie Claire, Vogue, Estilo, Uma, Joyce Pascowitch, Claudia, Contigo, IstoÉ Gente e Caras, além de inúmeras impressões nas redes sociais.

Confira abaixo um pouco da trajetória especial e inspiradora de nosso fundador.

  • Instagram Marcos Proença
@marcosproencaoficial

sobre

Nascido em Sorocaba (SP), viveu sua infância e juventude na cidade vizinha chamada Votorantim.

Aos 12 anos, percebeu seu talento no universo da beleza ao maquiar mãe e tia, esta que o aconselhou a seguir no ramo.

”Como meu pai não tinha dinheiro, fiz um curso gratuito, bem básico, oferecido pela prefeitura.”

Ainda adolescente, começou atendendo no quintal de sua casa, até que uma vizinha lhe ofereceu a garagem para montar um salão. Seu pai vendeu o carro, comprou os móveis e equipamentos necessários e, assim, nasceu a primeira unidade do beauty professional – que já tinha seu nome.

Abriu alguns salões em Votorantim, mas decidiu mesmo seguir para São Paulo. Começou na Agência First, na qual aprendeu muito sobre produção estética voltada às revistas e aos filmes publicitários. Assim, ele desenvolveu a excelente habilidade de visualizar como o cabelo e a maquiagem ficarão na foto ou vídeo.

Morando em uma quitinete com uma amiga no Vale do Anhangabaú, dividia-se entre o trabalho na publicidade e o salão que a First mantinha. “Cheguei sem cliente alguma e comemorei quando passei a atender uma, duas ao dia! Atendo pessoas daquela época até hoje. Sou de manter relações”.

Quando o salão da Agência First fechou, Wanderley Nunes o convidou para trabalhar no Studio W. “Eu ia com ele para a Globo todos os domingos. O Wanderley é o maior gênio que eu conheço. Ele é muito rápido e não tem medo de ousar”. Sua primeira cliente global foi Gabriela Duarte - amiga até hoje –, depois veio Ana Paula Arósio e tantas outras. Foram 10 anos de Studio W, até que o cabeleireiro decidiu abrir seu próprio negócio mais uma vez.

O novo espaço era dentro de uma loja nos Jardins, mas com a chegada de grande clientela, ficou insustentável continuar ali. Em 2014, abriu sua segunda unidade na Vila Nova Conceição, com proposta de um salão boutique, aconchegante e sofisticado, mas que oferece os mesmos serviços que tornaram sua marca conhecida no Brasil.

Marcos Proença também possui parceria com marcas renomadas. Há mais de cinco anos trabalha com a Eudora, do grupo Boticário, no qual desenvolve cosméticos capilares da linha Siàge, e é embaixador da GA.MA Italy.

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Claro que ele não parou por aí e foi em busca de mais conhecimento. “Fiz um curso de um cara que vendia viagens internacionais para cabeleireiros. Tive que pagar parcelado durante 3 anos, dos 15 aos 18. Só que era um golpe. O cara pegou o dinheiro de todo mundo, levou alguns alunos para poder atrair outros e desapareceu! Apenas a minha turma foi.” Apesar da maracutaia, viajou à Paris, Londres e Amsterdã.

Atualmente, gerencia uma equipe com diversos profissionais premium da beleza e é o cabeleireiro de famosas como Flavia Alessandra, Deborah Secco, Ingrid Guimarães, Wanessa e Claudia Leitte. E das influencers Silvia Braz, Helena Bordon, Lele Saddi, Lalá Rudge, Mari Saad, Camila Coelho, Sophia Alckmin e Mica Rocha.

Trabalhou com Gisele Bundchen, Isabeli Fontana, Naomi Campbell, Vanessa Hudgens, Claudia Schiffer, Raquel Zimerman e fez vários desfiles do SPFW.

Proença nunca deixou de viajar e pesquisar. Já estudou em Paris, Londres, Tóquio, Nova Iorque, Milão, Amsterdã, Cancun, entre outras. Seu forte está na criação de estilos de cabelo natural e modernos inspirados na coloração das crianças.

Seu sonho é continuar ajudando e ensinando as pessoas. “É o que nos faz flexíveis, jovens. O enrijecimento está para a velhice, como a flexibilidade está para a juventude. Uma pessoa que pensa saber tudo é inflexível, ficou velha”.

Para quem está começando no ramo, ele aconselha: “Ser humilde e continuar aprendendo. Uma receita é perguntar para a pessoa, assim que se sentar na cadeira: O que você pensa? Qual é o seu desejo? Se ouvir a cliente, terá mais chance de acertar.”

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